(Português) De que solidariedade nos fala a União Europeia?

ORIGINAL LANGUAGES, 1 Sep 2014

Emir Sader – Carta Maior

Não se sabe bem por que razão a América Latina teria que ser solidária com a UE e com os EUA, que decidiram sanções contra a Rússia, sem nenhuma consulta a AL.

Porta vozes da União Europeia reclamam contra países latino-americanos que aceitaram exportar produtos alimentícios e laticínios para a Rússia, como alternativa a exportações para a Europa e os EUA. Queriam que fossemos solidários com ele nas sanções que impõem à Rússia pela questão da Ucrânia.

É uma expressão mais de como a Europa está fechada sobre si mesma, sem se dar conta do que acontece no mundo, menos ainda na América Latina e, talvez, nem sequer do que acontece na própria Europa.

Quando solicita um tipo de solidariedade com os países que perdem mercado na Rússia, não se sabe muito bem por que razão a América Latina teria que ser solidaria com a UE e com os EUA, que decidiram sanções contra a Rússia, sem nenhum tipo de consulta com a América Latina. Por acaso acreditam que existe ainda alguma forma de alinhamento automático dos países do “Ocidente” com eles, como se fossem lideres “naturais” desta parte do mundo?

Eles tomaram medidas por sua própria conta e agora querem que países latino-americanos – Brasil, Argentina, Equador, Chile – se somem a decisões deles, deixando de defender seus próprios interesses. Supõe que seus inimigos são nossos inimigos e que eles são, por definição, nossos amigos?

Já há muito tempo a Europa optou por ser aliado subalterno dos EUA. Vários governos latinoaemricanos decidiram por um caminho oposto: contra o modelo neoliberal ainda vigente na Europa e contra a hegemonia imperial norteamericana e a favor de um mundo multipolar.

Talves nem se dêem conta da importância das resoluções da reunião dos Brics, na recente reunião no Brasil, assim como da reunião dos Brics com o Mercosul e com a Celeac. Ensimesmadas e pegas na armadilha pela crise ucraniana, não sabem que o mundo caminha na direção oposta à que eles tomaram.

Tão encerrada em seus enormes problemas que parece que a Europa não se dá conta da tristemente acelerada decadência da Europa. Depois de ter construído o Estado de bem estar social, um dos mais generosos e democráticos sistemas que a história já conheceu, essa mesma Europa se põe agora, dolorosa e cruelmente, a destruí-lo.

Depois de ter acenado, em alguns momentos, para uma liderança alternativa à dos EUA e com alianças com regiões como a América Latina, a Europa decidiu aderir ao modelo neoliberal – de que a política de austeridade é expressão direta – e à posição subalterna em relação aos EUA. As sanções à Rússia são produto dessa postura, com a qual a America Latina não tem por que ser solidária.

Ao contario, nós somos solidários com as vítimas das políticas de austeridade na Europa. Solidários com a África e com a Ásia, na resistência às politicas imperiais dos EUA, às quais a Europa se associa. Não nos peçam solidariedade com essa política de adesão a Washington na sua política imperial.

Nós, ao contrário, estamos construindo outro tipo de sociedade, distinta do neoliberalismo, outro mundo possívei, fundado no desenvolvimento com inclusão social – como dizia o lema da reunião dos Brics no Brasil, – e nao na estagnação com exclusão – como faz tristemente a Europa.

Go to Original – cartamaior.com.br

Share this article:


DISCLAIMER: The statements, views and opinions expressed in pieces republished here are solely those of the authors and do not necessarily represent those of TMS. In accordance with title 17 U.S.C. section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. TMS has no affiliation whatsoever with the originator of this article nor is TMS endorsed or sponsored by the originator. “GO TO ORIGINAL” links are provided as a convenience to our readers and allow for verification of authenticity. However, as originating pages are often updated by their originating host sites, the versions posted may not match the versions our readers view when clicking the “GO TO ORIGINAL” links. This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a ‘fair use’ of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond ‘fair use’, you must obtain permission from the copyright owner.

Comments are closed.