O documentário foi lançado no último domingo (23 fev) em Berlim, na Alemanha.
O veganismo e o reconhecimento dos direitos animais acompanham a vida de Joaquin Phoenix desde que ele tinha apenas três anos de idade. Hoje, com 45 anos, o ator e ativista é um dos principais nomes da defesa da causa animal em todo o mundo e isso ficou simbolicamente comprovado durante seu discurso na premiação do Oscar criticando a exploração animal para consumo humano. A palavras de Phoenix reverberaram em todo o mundo e inspiraram pessoas a adotarem um estilo de vida livre de crueldade contra animais.
Ativo em manifestações e vigílias, recentemente o ator atuou como produtor executivo de um novo documentário, “Gunda”, que explora a sensibilidade, senciência e complexidade emocional dos porcos, uma das principais vítimas da indústria agropecuária. Apenas no Brasil, um porco é morto por segundo. Dados da Animal Ethics apontam que cerca de 23 milhões de porcos são condenados à morte semanalmente em todo o mundo. Reino Unido, China, União Europeia e Estados Unidos são os principais consumidores.
“Gunda” é uma criação do premiado cineasta russo Victor Kossakovsky e aborda a vida de um porquinho e seus três companheiros em uma fazenda: duas vacas e uma galinha especial que tem apenas uma perna. O objetivo do longa é proporcionar uma visão realistas sobre a relação entre seres humanos e animais tradicionalmente conhecidos como “de fazenda”. Kossakovsky também é autor do documentário “Aquarela”, que analisou o volume e massas de água em todo o mundo, como lagos congelados e cachoeiras.
Em uma entrevista à revista Screen Daily, Phoenix contou que ficou tocado com a produção do documentário. “Gunda é uma perspectiva fascinante sobre a senciência presente nos animais não humanos, normalmente, e talvez propositalmente, escondida da nossa visão. Orgulho, reverência, diversão, felicidade, a curiosidade de um porco, seu pânico, desespero e derrota diante de truques cruéis são confirmações que os animais reagem e lidam com as mesmas emoções que nós”, afirmou.
____________________________________________
ANDA–Agência de Notícias de Direitos Animais: informar para transformar. A ANDA difunde na mídia os valores de uma nova cultura, mais ética, mais justa e preocupada com a defesa e a garantia dos direitos animais. É o primeiro portal jornalístico do mundo que combate a violência social e a destruição do meio ambiente a partir da defesa dos direitos dos animais. Contato: faleconosco@anda.jor.br